Pesquisar neste blogue

domingo, 10 de janeiro de 2010

PARIS DEBAIXO DE ÁGUA

Há cem anos, em Janeiro de 1910, durante uma semana, o Sena invadiu as ruas de Paris, numa das inundações mais graves de sempre na capital francesa.
Um século depois foi inaugurada, na Galeria das Bibliotecas da Cidade de Paris, uma exposição de fotografias que recorda esse evento.
As fotografias expostas pertencem à Biblioteca Histórica da Cidade de Paris.
Inaugurada este fim-de-semana, pode ser visitada até 28 de Março.
Podem ver aqui algumas dessas fotografias, reproduzidas na edição on-line do Libération:



1910. Rua de Lyon. Fotografia da Prefeitura da Polícia de Paris. Bibliothèque Historique de la Ville de Paris. © BHVP - Roger-Viollet.



30 de Janeiro de 1910. A ponte d’Alma, vista a partir do norte. Fotografia de Albert Chevojon (1865-1925).Bibliothèque Historique de la Ville de Paris. © BHVP - Roger-Viollet.



 1910. Boulevard de Saint-Germain. Bibliothèque Historique de la Ville de Paris. © BHVP - Roger-Violle.



1910.Entrega de mantimentos aos habitantes dos quarteirões inundados. Bibliothèque Historique de la Ville de Paris. © BHVP - Roger-Viollet.



1910.Rue Jacob. Bibliothèque Historique de la Ville de Paris. © BHVP - Roger-Viollet



1910. Uma viatura transporta um ministro francês ao seu respectivo ministério. Fotografia da World's graphic Press. Bibliothèque Historique de la Ville de Paris. © BHVP - Roger-Viollet



1910. O grande hall da Gare da estação d’Orsay (hoje museu do mesmo nome). Bibliothèque Historique de la Ville de Paris. © BHVP - Roger-Viollet .



1910. Rua de Lyon. Fotografia de Albert Chevojon. Bibliothèque Historique de la Ville de Paris. © BHVP - Roger-Viollet



1910. Rua Bonaparte. Fotografia da World's graphic Press. Bibliothèque Historique de la Ville de Paris. © BHVP - Roger-Viollet.



1910. Rua do Sena. Bibliothèque Historique de la Ville de Paris. © BHVP - Roger-Viollet.

Sem comentários: